Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu medicina Governo Lula

Número de inscritos no Mais Médicos dobra em relação ao governo Bolsonaro

Governo federal tem mais de 25 mil médicos em atividade no programa, mostram dados de abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de profissionais atualmente inscritos no programa Mais Médicos sob o governo Lula dobrou em relação a dezembro de 2022, último ano do mandato de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo dados atualizados até abril deste ano, o governo federal tem 25.636 mil médicos em atividade no programa, ante 12.843 registrados em dezembro de 2022.

0
O médico venezuelano Alvaro Cordona, participante do programa Mais Médicos, atende paciente na UBS Vila Pirituba, em São Paulo, em 2015 - Karime Xavier - 12.mai.2015/Folhapress

Ao final de seu primeiro ano, o atual mandato do petista já havia registrado um salto de 70% em relação à gestão Bolsonaro: em dezembro de 2023, o número de médicos inscritos subiu para 21.794.

Inaugurado por Dilma Rousseff (PT) em 2013, o Mais Médicos passou por mudanças ao longo dos anos, especialmente durante os governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro. A saída dos médicos cubanos em 2018 trouxe desafios para manter o atendimento à população.

Em 2019, para substituir o programa petista, foi criado o Médicos pelo Brasil, que teve dificuldades em sua implementação e não conseguiu preencher todas as vagas remanescentes do Mais Médicos.

Em 2023, ano em que completou dez anos, o programa federal foi retomado no governo Lula com recorde de inscritos, idade média mais elevada e o Paraguai na liderança do ranking de formação dos profissionais.

O Ministério da Saúde diz que aumentará em 28% o financiamento da atenção primária neste ano, totalizando um repasse de R$ 35 bilhões. Em 2023, a pasta executou R$ 27,3 bilhões para a área —ou seja, 28% a menos do que o previsto para agora.

Além do investimento no Mais Médicos, o ministério de Nísia Trindade pretende ampliar a oferta de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde com retomada das equipes multiprofissionais.

Segundo o governo, a equipe de saúde da família teve um aumento de 52% em 2023, na comparação com 2022.

A expansão resultou em um crescimento de 16% no número de consultas médicas realizadas e de 29% nos procedimentos realizados no período analisado.

Já na área da saúde bucal, a pasta diz que o programa Brasil Sorridente saltou de 385 equipes, em 2022, para 2,7 mil, em 2023.

SOM

Os cantores Felipe Cordeiro e Gaby Amarantos - Rodolfo Magalhães/Divulgação

O cantor e guitarrista Felipe Cordeiro vai lançar o single "A Lambadeira" com a cantora e compositora Gaby Amarantos. Os dois são paraenses. A faixa chegará às plataformas de streaming em junho e estará presente no novo álbum de Cordeiro, produzido pelo próprio artista e que deve sair ainda no primeiro semestre deste ano. "É a primeira vez que a gente compõe e grava juntos, num feat. A música tem uma forte mistura tropical, com letra poética", diz Cordeiro.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.