Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Haddad diz que Anhangabaú será 'nova Paulista' e que pessoas reclamam de retirada de grama

Reforma ainda não concluída do vale tem sido criticada nas redes sociais por falta de árvores

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rebate Em resposta às críticas feitas à reforma do vale do Anhangabaú nas redes sociais, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) defende o projeto. "Com boa gestão, ali vai se transformar em uma nova Avenida Paulista", diz.

O projeto do urbanista Jan Gehl foi criado na administração petista, mas começou a ser executado somente com Bruno Covas (PSDB) na prefeitura.

"Ali vai se tornar um espaço muito importante de frequência. São Paulo não tem o hábito de frequentar a rua como se tem na Europa. Estamos sempre em lugares fechados: cinemas, shoppings, restaurantes”, completa.

Marrom Sobre os ataques, afirma que as fotos que circulam na internet mostram um plano que não está pronto (a prefeitura prevê a conclusão das obras para setembro) e que esse é o motivo para ainda não haver árvores. Diz também que reclamam da retirada de algo que "não era verde". "Era um gramado. Grama não é verde. Era uma lâmina de terra mínima, nem drenava [a chuva]".

"A parte central não tem [verde] mesmo, mas entre ela e as alamedas tem uma previsão de plantio, de maneira a criar uma espécie de alameda. A parte central é uma área de convivencia. É uma esplanada, lugar de show, de espetáculos. Vai unir os dois centros, o velho e o novo. Ali é um lugar esplêndido", explica.

A comparação entre fotos dos anos 1920 e as do estágio atual, feita nas redes sociais, soa descabida para Haddad.

"A obra [atual] foi feita a partir do que existia ali, que era uma laje. Não mudou. Isso que não está sendo compreendido. Era uma laje e continua sendo. Nos anos 1920, 1930, era outra coisa. Ali foi colocada uma laje. A gente alterou o piso dela, basicamente. Uniformizamos para que virasse um espaço de convivência. Não era um espaço de convivência, mas de passagem. Perigoso, inclusive", conclui.

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas