Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Coronavírus

Três milhões de máscaras estão retidas há 20 dias para fiscalização da Receita Federal

Carga é barrada apesar da instrução normativa do Ministério da Economia para agilizar liberação de EPIs

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barreira Apesar da instrução normativa do Ministério da Economia para agilizar a liberação de equipamentos de proteção individual (EPIs) durante a pandemia do novo coronavírus, uma carga com três milhões de máscaras está retida há 20 dias pela Receita Federal para procedimento especial de fiscalização no Aeroporto de Guarulhos.

"As cargas em questão foram submetidas a procedimentos regulares de despacho de importação. Em nenhum momento a instrução normativa determina o direcionamento automático de tais mercadorias ao canal verde. A única facilidade prevista em tal normativa é a possibilidade de entrega da carga em momento anterior à conclusão da conferência aduaneira, o que, em condições normais, não seria permitido”, afirma a Receita Federal.

Sinal vermelho O órgão já havia barrado a entrada de 2 milhões de máscaras no início do mês, retidas no canal amarelo, no qual há revisão de documentos da importação. Embora confirme a ocorrência de erros causados por "vários intervenientes da cadeia logística", a Receita alega que "a grande maioria dos despachos tem ocorrido de forma muito rápida, sendo que mais de 96% em canal verde."

0
A Receita Federal retém três milhões de máscaras para procedimento especial de fiscalização - Receita Federal / Divulgação

Com Mariana Carneiro, Guilherme Seto e Nathalia Garcia

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.