Siga a folha

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Mário Frias manda Roquette Pinto entregar 'as chaves' de Cinemateca

Administradora afirma que contrato vale até 2021 e acusa secretário de 'atitude arbitrária'

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

É meu A Secretaria Especial da Cultura do governo Bolsonaro quer tomar de volta a administração da Cinemateca da Roquette Pinto, contratada para a gestão do espaço público e do acervo. Em ofício enviado por Mário Frias no último dia 8, ele afirma que uma visita técnica de emissários seria feita entre os dias 9 e 17 deste mês, "quando deverá ocorrer a entrega das chaves". Na terça (14), representantes da pasta foram ao local, mas não encontraram ninguém nem conseguiram entrar.

Razões O governo argumenta que o contrato da Roquette Pinto se encerrou no fim do ano passado e se recusa a fazer repasses à entidade, que por sua vez afirma que o acordo vale até 2021 e acusa Frias de "atitude arbitrária".

Determine O caso foi parar na Justiça --nesta quarta (15), o Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública contra a União, responsabilizando o governo pelo "estrangulamento financeiro e abandono administrativo" do órgão.

Olhares Na Cinemateca, a avaliação é que o pedido do governo pelas "chaves" do edifício ocorreu após a Prefeitura de São Paulo, governada pelo PSDB, se apresentar oferecendo cerca de R$ 3 milhões.

Na noite desta quarta (15), Frias gravou um vídeo ao lado do ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo), que afirmou que os técnicos foram à Cinemateca para tentar "solucionar o impasse".

Tiroteio

Se os militares se preocupassem com a imagem do verde da farda estariam voltados a defender o verde da Amazônia

Do deputado Rogério Correia (PT-MG) sobre o aumento de desmatamento na Amazônia no governo de Jair Bolsonaro

Com Mariana Carneiro e Guilherme Seto

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas