Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Eleições 2020

Justiça determina que Arthur do Val exclua vídeos em que associa Tatto ao PCC

Juiz afirma que propaganda é 'ilegal' e não tem demonstração de lastro na realidade

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Justiça eleitoral determinou que o candidato Arthur do Val, o partido Patriota e o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) tirem das redes sociais propagandas que reproduzem uma pergunta feita por Arthur ao concorrente Jilmar Tatto (PT) sobre relação com a facção criminosa PCC.

O PT recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral sob o argumento de que a peça seria ofensiva à honra de Tatto. A defesa de Arthur do Val e Kataguiri afirmou não ter realizado afirmação inverídica nem insinuado existir ligação entre Tatto e o PCC.

As propagandas mostram pergunta feita por Arthur do Val a Tatto em debate na ConecTV, emissora de Osasco, no dia 26 de outubro. "Eu quero fazer uma pergunta que nenhum outro candidato tem coragem de fazer. Estou cara a cara com o senhor e a pergunta é bem simples: qual que é a sua relação com o PCC?”, disse o candidato do Patriota.

Em sua sentença, o juiz Renato Perine afirma que há, sim, insinuação de elo entre Tatto e PCC na pergunta e na divulgação do vídeo. Ele diz, então, que se trata de propaganda ilegal, "sem demonstração de lastro na realidade".

Nas redes sociais, Arthur do Val compartilhou texto de 2014 da revista Veja que tratava de encontro do então deputado do PT, Luiz Moura, com perueiros. A polícia civil se dirigiu ao local da reunião por suspeitar que ali se encontrariam operadores do sistema de transportes da SPTrans e integrantes do PCC.

Moura foi suspenso e expulso do PT depois do episódio, mas sempre negou qualquer relação com o PCC. A relação que Arthur do Val tenta estabelecer é a de que Jilmar Tatto seria aliado de Moura e por isso teria alguma proximidade com o PCC.

"Lave a sua boca antes de falar da minha família e falar de mim. Tenha respeito. Você como deputado não fez nada por São Paulo. Meça suas palavras. Não venha colocar suspeição na vida dos outros", respondeu o candidato petista no debate.

Após o debate, Tatto repreendeu a conduta do adversário (veja vídeo abaixo).

Nesta segunda (2), em sabatina da Folha, ele insistiu em vincular o petista ao grupo criminoso.

"Qual será a relação do Jilmar Tatto com o PCC? É só uma pergunta. Eu quero saber por que ele é amigo de infância do Pandora e por que que justamente quando ele foi secretário de Transportes da Marta [Suplicy], o Pandora coincidentemente ascendeu muito ali no que se chama de máfia dos perueiros."

Pandora é Luiz Carlos Pacheco, perueiro preso em 2006 acusado de fazer parte do PCC.

Como mostrou o Painel, o Ministério Público Eleitoral solicitou que a Polícia Federal investigue Arthur do Val por calúnia após as insinuações.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas