Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Políticos e magistrados não levam a sério briga de Kajuru e Bolsonaro e dizem ser melhor ignorar

Eles acreditam que o presidente busca o conflito e dizem que é difícil saber quem fala a verdade

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Políticos experientes e magistrados falam em ignorar Jair Bolsonaro na confusão criada sobre a CPI da Covid. Eles dizem ver na ação a busca pelo conflito, terreno preferido do presidente. Além do descrédito de Bolsonaro, o outro personagem, Jorge Kajuru (Cidadania-GO), é tratado como de baixa relevância.

A avaliação é um retrato da realidade: a tentativa de sufocar uma CPI, com ameaças ao STF, seria considerada gravíssima em qualquer lugar, mas não é levada a sério no Brasil.

Jorge Kajuru (Cidadania-GO) durante sessão no Senado - Pedro Ladeira-14.mar.2019/Folhapress

Governistas e oposição não sabem nem mesmo de que lado devem ficar. Kajuru e Bolsonaro acumulam episódios controversos e poucos acreditam o suficiente em qualquer um dos dois para decidir qual lado tomar. No STF, ministros falam em Carnaval.

A própria CPI é tratada com descrédito, por ora. Travada por Rodrigo Pacheco (DEM-MG), estava adormecida, com pressão insuficiente para ser desengavetada, até que foi ressuscitada artificialmente pelo ministro do STF Luís Barroso, acreditam. E deve voltar ao segundo plano em breve devido à pandemia.

Existe indeterminação também sobre as características da CPI. Ainda que já se saiba os partidos que vão definir os indicados, a relação oscilante de Bolsonaro com os parlamentares faz com que ele tenha apoiadores e opositores dentro de uma mesma sigla em proporção incomum.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas