Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Após endurecer fiscalização, chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é exonerado

Demissão acontece em um momento de endurecimento na fiscalização do tráfego ilegal de veículos do tipo UTV no parque

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) trocou, mais uma vez, o chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O policial militar José Ribamar Vieira Rodrigues foi exonerado e deu lugar a outro policial: o coronel reformado Flávio Antônio da Silva de Jesus.

Rodrigues estava no cargo desde novembro de 2020. Na época, sua nomeação gerou preocupação entre os servidores por sua falta de experiência em gestão de unidades de conservação.

A sua demissão, contudo, acontece em um momento de endurecimento na fiscalização do tráfego de quadriciclos, veículos do tipo UTV (espécie de híbrido entre quadriciclo e carro) e até helicópteros que acessavam ilegalmente o parque, que com suas dunas e lagos possui um ecossistema sensível.

Há cerca de um mês, a chefia do parque enviou uma nota técnica para as prefeituras das três cidades que abrigam solicitando apoio para coibir a circulação dos veículos do tipo UTV nas chamadas zonas de amortecimento, que ficam no entorno do parque . Entre os donos de UTVs estão empresários com alto poder aquisitivo que possuem casas na região.

O novo chefe do parque, além de policial, também tem trajetória em disputas eleitorais. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito de São Luís em 2016 pelo MDB e a vereador em 2020 pelo PSD, sendo derrotado nas duas vezes.

Com uma área de 156 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que está entre os dez parques que mais recebem turistas no país. Também consta na lista prioritária do Ministério do Meio Ambiente para concessão à iniciativa privada.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas