Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Impossível afirmar que pior da pandemia já passou, diz presidente de conselho de secretários de saúde diante de variante delta

Carlos Lula avalia que menor eficácia de vacinas contra nova cepa pode fazer distanciamento social durar mais tempo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Lula, as pesquisas iniciais que apontam que imunizantes possuem eficácia significativamente mais baixa contra a delta em relação a outras variantes do coronavírus mostram que ainda não podemos ter certeza de que o pior da pandemia já passou no Brasil.

Lula, que é secretário de Saúde do Maranhão, afirma que “medidas de distanciamento social podem levar mais tempo do que o esperado, infelizmente.”

O presidente do Conass pede cautela e prudência. Ele faz referência ao recente estudo nference-Mayo Clinic, que comparou dados de eficácia da vacina da Pfizer em janeiro e em julho nos Estados Unidos.
dados 

No mês passado, com a variante delta já prevalente, a eficácia da Pfizer foi de 42%, contra 76% de janeiro, mostrou o estudo, que ainda é preliminar e não passou por revisão de pares.

Os pesquisadores ressaltam que a vacina continua a ser eficiente na prevenção de casos graves e mortes por Covid-19. A transmissão comunitária da variante delta já foi identificada em diversos estados do Brasil.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas