Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu forças armadas

Grupo liberal Livres intensifica campanha contra alistamento militar obrigatório

Movimento quer aproveitar Dia do Exército para divulgar bandeira

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O grupo liberal Livres quer aproveitar o Dia do Exército para intensificar sua campanha contra a obrigatoriedade do alistamento militar.

Jovens que fazem o serviço militar recebem treinamento em armas em Americana (SP) - Tiro de Guerra de Americana no Facebook

A entidade diz já ter auxiliado cerca de 800 jovens a obter dispensa do serviço por objeção de consciência, um direito previsto na Constituição. A meta agora é chegar a 2.000 casos.

O Livres, que reúne políticos de diversos partidos, diz não concordar com o serviço obrigatório por uma questão de princípios. "Somos contra a imposição pelo Estado de algo que deveria ser da esfera individual", diz Magno Karl, diretor do grupo.

Segundo ele, é preciso tornar o serviço voluntário e regulamentar formas de alistamento civil.

"Primeiro é preciso informar os jovens do direito, que é garantido pela Constituição, da dispensa por objeção de consciência. Deve ser então oferecida ao jovem a possibilidade de prestar um serviço alternativo. Como nunca houve regulamentação deste dispositivo, o jovem deve ser dispensado", afirma Karl.

Além de representar formalmente jovens que pedem dispensa do serviço militar, o Livres também oferece assistência jurídica caso necessário. "Mas em 99% dos casos isso não é preciso, o pedido de dispensa é aceito pela autoridade militar", afirma o diretor.

A intensificação da campanha, segundo Karl, ocorrerá com a participação de parlamentares ligados ao grupo e coordenadores estaduais do movimento, entre outras lideranças.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas