Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Planos urbanísticos de SP são liberados pela Justiça e Câmara acelera projeto sobre zona sul

Presidente da Casa, Milton Leite (União Brasil) fala em acelerar PIU Arco Jurubatuba

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Com o destravamento do PIU (Projeto de Intervenção Urbana) Arco Jurubatuba na Justiça, após decisão do STJ, o presidente da Câmara Municipal de SP, Milton Leite (União Brasil), vai incluir o projeto de lei relacionado na pauta da próxima semana. O PL está na Casa desde 2018, mas estava parado por uma liminar.

Os PIUs orientam o processo de desenvolvimento urbano de regiões específicas da cidade por décadas. Recentemente, a gestão Ricardo Nunes (MDB) destravou no STJ dois outros PIUs, o Setor Central e Arco Pinheiros.

Região do canal Jurubatuba (zona sul), alvo do projeto urbanístico da gestão municipal paulistana - Zanone Fraissat-31.jul.2017/Folhapress

O prefeito afirmou ao Painel que a prioridade legislativa da cidade em 2022 será a pauta urbanística. O acordo assinado com a União referente ao Campo de Marte dará fôlego financeiro à prefeitura para implementação de projetos de grande escala.

"O PIU Arco Jurubatuba tem potencial para transformar a zona sul com requalificação urbana, moradias, equipamentos públicos como parques e unidades de saúde. Vamos colocar esse projeto para andar", diz Leite.

A proposta prevê a venda de títulos imobiliários de potencial construtivo (Cepacs) para posteriores investimentos em uma ampla região entrecortada pelos rios Pinheiros, Jurubatuba e Guarapiranga.

"Há potencial para arrecadar mais de R$ 6 bilhões para investimentos em toda a região", completa o presidente da Câmara.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas