Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Relativizar prévias é desrespeito à democracia, diz Vinholi

Aliado de Doria minimiza o impacto da debandada de ala ligada ao ex-governador após as prévias

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente do PSDB em São Paulo, Marco Vinholi, minimiza o impacto da debandada de aliados do ex-governador João Doria do partido. Segundo ele, relativizar as prévias é ruim para a credibilidade do PSDB, independente de quem seja o candidato.

Conforme mostrou o Painel, o grupo de tucanos que apoia o nome de Eduardo Leite, ex-governador do RS, como pré-candidato presidencial do PSDB definiu como estratégia argumentar que o partido mudou. De lá para cá, 11 deputados federais deixaram a legenda, por exemplo, sendo que, segundo cálculo desse grupo, a maior parte deles votou em Doria.

O ex-governador do Estado de São Paulo, João Doria, com presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi. Foto: Governo do Estado de São Paulo - Governo do Estado de São Paulo

"Não se trata de defender Doria ou Eduardo, mas relativizar as prévias é muito ruim para a credibilidade do PSDB. Para nos apresentarmos como protagonistas da democracia brasileira, o respeito à democracia interna é um pressuposto fundamental", sustenta Vinholi.

Para aliados de Eduardo, o PSDB que escolheu Doria como pré-candidato não existe mais. Além dos deputados federais, prefeitos e deputados estaduais também deixaram o partido nesse período.

A ala ligada a Doria ficou incomodada com declarações recentes do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, em favor de uma aliança ampla. Como mostrou a coluna Mônica Bergamo, Araújo disse que o pacto com a terceira via é maior do que a prévia que escolheu Doria.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas