Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro mantém popularidade nas redes apesar de denúncias, diz levantamento

Segundo agência .MAP, ação de perfis de direita segura apoio a presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apesar das denúncias em série de corrupção no governo federal e do achatamento da renda, a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais não sofreu grandes abalos na semana encerrada na quarta-feira (13).

O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante cerimônia sobre reciclagem de resíduos sólidos, no Palácio do Planalto - Gabriela Biló/Folhapress

É o que mostra levantamento da .MAP , agência de análise de dados e mídias, com base em avaliação qualitativa de uma amostra em um universo de 1,4 milhão de posts no Facebook e Twitter.

O resultado é consequência do maior ativismo de perfis alinhados à direita, como formadores de opinião, políticos e influenciadores digitais bolsonaristas. Eles responderam por 38% das menções ao presidente no período.

Nos últimos dias, diversas reportagens mostraram a existência de um "balcão de negócios" no Ministério da Educação comandado por pastores. Também houve a revelação pela Folha da compra de kits de robótica superfaturados, além de denúncias envolvendo obras da Codevasf.

A aprovação ao presidente permaneceu em patamar elevado, de 72%, mesmo nível verificado na semana anterior. As menções a Bolsonaro somaram 23% do total de dados, ante 25% na semana anterior.

No caso de seu principal adversário até aqui na campanha, o petista Luiz Inácio Lula da Silva, houve 35% de aprovação nos dados, pequeno aumento com relação aos 33% da semana anterior, mas a participação caiu de 22% para 19%.

Indicado vice na chapa de Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) foi uma das novidades do levantamento. Ele obteve 28% de aprovação da opinião pública não militante. No conjunto dos perfis da opinião pública, conta com apoio de 8%.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.