Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Rodrigo Garcia dá Secretaria de Transportes ao PP para manter apoio do partido em SP

Arthur Lira, cacique do partido, ameaçou deixar projeto de reeleição do tucano

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O governador Rodrigo Garcia (PSDB-SP) vai nomear para a Secretaria de Transportes Metropolitanos um indicado do PP, o engenheiro Marco Antonio Assalve, diretor presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

A escolha do nome partiu do deputado federal Guilherme Mussi, que é presidente do partido em São Paulo. A nomeação será publicada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial do Estado.

Com a nomeação, o tucano tenta consolidar o apoio do partido a sua campanha pela reeleição no estado. Nesta quinta-feira (9), Arthur Lira, presidente da Câmara e cacique do PP, e Luciano Bivar, presidente da União Brasil, falaram em desembarcar do projeto de Garcia em São Paulo.

Rodrigo Garcia (PSDB), governador de São Paulo e pré-candidato à reeleição - Adriano Vizoni/Folhapress

Lira escreveu nas redes sociais que, caso o PSDB não cumpra acordos com a legenda em locais como Alagoas (estado do deputado), o PP romperá com os tucanos também em São Paulo.

A pasta de Transportes Metropolitanos hoje é ocupada por Paulo Galli, considerado um quadro sem vínculos políticos. Seu antecessor foi Alexandre Baldy, liderança nacional do PP e atualmente pré-candidato ao Senado por Goiás.

A manutenção do apoio da União Brasil deverá ser mais simples. Como mostrou o Painel, lideranças da sigla em São Paulo já dizem que continuarão ao lado do tucano mesmo se Bivar insistir em desfazer a aliança.

"Marcos Penido [secretário do Governo de SP], leve ao Rodrigo Garcia o recado da família Leite: a família Leite tem lado e é ao lado do Rodrigo Garcia. Se não fosse pelo governador Rodrigo Garcia e pelo financiamento desta obra, nós não estaríamos aqui hoje", disse o deputado Alexandre Leite, tesoureira da União, durante evento do Governo de São Paulo.

"Não é ninguém de fora que vai ditar para quem a família Leite vai pedir voto nestas eleições", disse Alexandre, que é filho de Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal de SP e principal liderança da sigla no estado. O vereador estava no palco ao lado do deputado durante a declaração de apoio ao tucano.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas