Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Congresso Nacional

Voto de ministro do TSE sobre candidaturas ao Senado é celebrado por postulantes

Em Goiás, diversos partidos da coligação de apoio a Ronaldo Caiado querem lançar candidatos; situação se repete em outros estados

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O voto do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski em favor da possibilidade de apresentação de múltiplas candidaturas ao Senado dentro de uma mesma coligação animou políticos que pretendem utilizar-se dessa estratégia.

O ex-ministro Alexandre Baldy (PP), que deve tentar o Senado por Goiás, disse que o voto de Lewandowski é "um ato de respeito à democracia, permitindo que o eleitor decida quem possa ser o vencedor com um maior número de pretendentes". No mesmo estado, o deputado Delegado Waldir (União Brasil) também celebrou o voto.

O ex-secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo e pré-candidato ao Senado por Goiás Alexandre Baldy. Foto: Keiny Andrade/Folhapress

O julgamento foi paralisado por pedido de vista do ministro Mauro Campbell, e a expectativa é que seja retomado antes da definição das candidaturas.

Em Goiás, o tema é especialmente relevante porque diversos partidos que devem fazer parte da coligação de apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) querem lançar nomes para o Senado. Essa situação se repete em outros estados.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas