Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Com MDB 'pacificado', convenção para formalizar Tebet deve ser virtual

Principal voz contrária, Renan Calheiros disse ao Painel que não criará resistência a pré-candidata

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O presidente do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), considera fazer a convenção nacional do partido de forma virtual diante do consenso que está se construindo em favor da candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência.

O Painel revelou neste domingo que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que não apresentará resistência após sinalização de que não sofrerá retaliação se apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) durante coletiva de imprensa na Fundação Ulysses Guimarães para falar sobre sua pré-candidatura à Presidência da República. Ao lado dela, o presidente do MDB deputado Baleia Rossi (MDB-SP). (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

A legislação eleitoral exige que a convenção nacional avalize as candidaturas e Renan vinha ameaçando votar contra junto com outros 13 diretórios. Com a sinalização de um consenso, o encontro virtual é uma forma, até, de economizar recursos do partido.

Ainda não há data para realização do evento, mas ele deve ocorrer até o final deste mês.

Levantamento feito pela Folha no final de maio apontava que, se a convenção fosse na época, a candidatura da senadora teria votos suficientes para ser aprovada pelo partido. No entanto, o cenário pode mudar até o meio do ano, quando ocorrerá a reunião. Alguns líderes de diretórios regionais e políticos do partido apontam que o apoio pode ser revertido, se a candidatura não decolar.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas