Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Com Zambelli à frente, bolsonaristas defendem nas redes atos golpistas de caminhoneiros

Influenciadores têm estimulado fechamento de estradas por apoiadores do presidente

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

As manifestações de teor golpista de caminhoneiros pelo Brasil vêm sendo estimuladas por influenciadores bolsonaristas, muitos dos quais já foram alvos de inquéritos no STF.

Bloqueio na BR-163, no Mato Grosso, por causa de atos de caminhoneiros bolsonaristas - SóNoticias

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) usou suas redes sociais para apoiar o movimento. "Parabéns, caminhoneiros. Permaneçam, não esmoreçam", escreveu ela, que no último sábado (29) foi filmada correndo com uma arma na região dos Jardins, em São Paulo.

O empresário Otavio Fakhoury, presidente do PTB em São Paulo, foi outro a se posicionar a favor dos atos golpistas.

"Uma coisa eu devo dizer aos caminhoneiros: vocês têm o meu respeito!!!, escreveu ele, que investigado no inquérito das fake news.

Editor do jornal eletrônico Brasil Sem Medo, fundado pelo filósofo Olavo de Carvalho, Silvio Grimaldo criticou a decisão do STF de permitir às Polícia Militares de agir contra os manifestantes. "É a hora da verdade, vamos ver qual comandante vai jogar a PM contra o povo, como muitos fizeram na pandemia".

Já Bernardo Kuster, influenciador católico conservador, disse que a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal "estão cagando para as ordens de Moraes [de desbloquear as rodovias]". "Depois que os presídios comemorarem o resultado das urnas, fica difícil, né… Nego tem família", afirmou.

Em grupos de WhatsApp bolsonaristas, os apoiadores do presidente não se restringem a oferecer apoio aos caminhoneiros. Defendem que os atos em estradas se traduzam em intervenção militar.

"O Povo do Brasil, normalmente pacífico, não aceita o golpe do Judiciário, que tirou um ladrão da cadeia e e tenta colocá-lo na Presidência da República. É justa e patriótica a indignação. É o exercício da cidadania, negado em urnas suspeitas", disse o produtor rural Antonio Ribas Paiva, em um desses fóruns.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas