Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lula terá três governadores aliados nos estados mais populosos, menor apoio desde 2002

Em 2002, apenas Roberto Requião (MDB-PR) apoiava o petista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos dez estados mais populosos (SP, MG, RJ, BA, PR, RS, PE, CE, PA e SC), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá três governadores aliados: Jerônimo Rodrigues (PT-BA), Elmano de Freitas (PT-CE) e Helder Barbalho (MDB-PA).

É o segundo menor respaldo de um presidente eleito neste universo desde a redemocratização. Pior que isso só o próprio Lula em 2002, quando apenas Roberto Requião (na época no MDB-PR) o apoiava.

O ex-presidente Lula deixa a Escola Estadual Dr. João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo (SP), onde votou no segundo turno
O ex-presidente Lula deixa a Escola Estadual Dr. João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo (SP), onde votou no segundo turno - Bruno Santos-30.out.2022/Folhapress

O maior índice de apoio a um presidente eleito entre os governadores de estados mais populosos ocorreu em 1994, quando Fernando Henrique Cardoso chegou ao poder com 7 aliados. Entre eles, os comandantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os estados mais populosos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.