Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Congresso Nacional

PL aposta em acordo com Pacheco pela Comissão de Infraestrutura

Bloco partidário teria direito à quarta escolha; Wilder Morais é apontado como nome consensual

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O PL está apostando que conseguirá chegar a um entendimento com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e indicar o comando da Comissão de Infraestrutura.

Após a eleição na qual o mineiro derrotou Rogério Marinho (PL-RN), seus aliados viam como muito baixas as chances de um acordo por espaços, tendo em vista o clima acirrado no qual a disputa se deu. Na Mesa Diretora, por exemplo, o partido ficou sem nenhum representante.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), derrota Rogério Marinho (PL-RN) e conquista mais um mandato (Foto: Sergio Lima / AFP) - AFP

A conta é feita a partir do bloco partidário e não do PL isolado. Unido com PP, Republicanos e Novo, o grupo teria o direito a fazer a quarta escolha por comissões. Para evitar maiores rusgas, foi escalado o senador Wilder Morais (GO), que tem bom trânsito com a ala ligada ao Pacheco.

A Comissão de Infraestrutura, embora não esteja entre as três mais disputadas, também tem relevância no Congresso. Por ela passam as sabatinas e indicações de autoridades para agências reguladoras como Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ANM (Agência Nacional de Mineração) e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

As definições, no entanto, devem ficar só para a próxima semana. O Congresso esvaziado e as costuras ainda pendentes acabaram adiando a oficialização das presidências das comissões.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas