Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Briga por criação de frentes parlamentares tem mensagem por QR Code e apelos no fim de semana

Um dos grupos de WhatsApp criados para facilitar coleta de assinaturas tem 943 participantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Com o início do ano legislativo, começou também uma corrida de assessores e organizações da sociedade civil para a coleta de assinaturas para a abertura de frentes parlamentares. Somente um dos grupos de WhatsApp criados para facilitar os trâmites tinha 943 participantes até o início da tarde desta segunda-feira (13) e ao menos 150 propostas de frente a serem criadas.

grupos de diversos assuntos. O deputado Juninho do Pneu (União-RJ), por exemplo, tenta alcançar as 171 assinaturas necessárias para criar a Frente Parlamentar do Ciclista.

Para representar municípios, já foram propostas a Frente Municipalista, a em Defesa dos Pequenos e Médios Municípios, a pelo Equilíbrio Fiscal dos Municípios e até uma mais específica, voltada para aqueles que são sede de usinas hidroelétricas.

Grupo de WhastApp para coleta de assinaturas para frentes parlamentares tem 943 participantes
Grupo de WhastApp para coleta de assinaturas para frentes parlamentares tem 943 participantes - Reprodução

Uma das mensagens circulando no grupo afirma que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) "apoia e pede suporte" para a instalação da Frente Parlamentar da Inteligência de Estado. Para facilitar, já vem junto da mensagem um QR Code que direciona para a página no sistema da Câmara que permite o apoio de forma virtual. A iniciativa é o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF).

As frentes parlamentares servem para organizar a atuação dos deputados e senadores em torno de um tema. Com frequência, elas surgem a partir da sugestão de entidades externas e de lobistas.

Para serem instaladas, precisam ter ao menos um terço dos integrantes da cada casa legislativa correspondente — 171 na Câmara e 27 no Senado. Por isso, a insistência pelas assinaturas não foi interrompida nem no último final de semana.

QR Code divulgado em grupo de WhatsApp voltado para a criação de frentes parlamentares na Câmara
QR Code divulgado em grupo de WhatsApp voltado para a criação de frentes parlamentares na Câmara - Reprodução

É comum a variedade de temas e o número elevado de grupos. Na última legislatura, que se encerrou este ano, havia 352 frentes parlamentares no Congresso. A maior parte foi criada ainda em 2019.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.