Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Sleeping Giants diz que campanha fez 50 anunciantes desistirem da Jovem Pan

Emissora é alvo de inquérito que investiga disseminação de desinformação com potencial de incitar atos antidemocráticos

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Balanço realizado pelo Sleeping Giants Brasil afirma que a campanha do grupo pela desmonetização da Jovem Pan fez com que 50 empresas desistissem de pagar por anúncios publicitários na emissora. A lista inclui gigantes como Tim, Quinto Andar, Burger King, Natura, Oi e Kalunga.

Cópias de e-mails internos da Jovem Pan anexados por advogados da emissora no processo que move contra o Sleeping Giants mostram que somente o cancelamento dos anúncios da Toyota e da Caoa Chery levaram à perda de mais de R$ 837 mil em um único mês. Os documentos foram revelados por reportagem do site The Intercept Brasil.

Tutinha nos novos estúdios da Panflix, plataforma de streaming da Jovem Pan, em janeiro de 2020 - Divulgação-27.jan.2020

A saída dos anunciantes tem acontecido em reação à campanha #DesmonetizaJovemPan, do Sleeping Giants, movimento dedicado a alertar empresas e consumidores sobre empresas acusadas de disseminar mensagens falsas e discursos de ódio.

Logo após a invasão de bolsonaristas aos prédios dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro, a Jovem Pan tornou-se alvo de inquérito aberto pelo MPF para investigar a disseminação de desinformação pela rede com potencial para incitar atos antidemocráticos. Na sequência, o grupo anunciou o afastamento de seu presidente, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas