Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant
Sleeping Giants diz que campanha fez 50 anunciantes desistirem da Jovem Pan
Emissora é alvo de inquérito que investiga disseminação de desinformação com potencial de incitar atos antidemocráticos
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Balanço realizado pelo Sleeping Giants Brasil afirma que a campanha do grupo pela desmonetização da Jovem Pan fez com que 50 empresas desistissem de pagar por anúncios publicitários na emissora. A lista inclui gigantes como Tim, Quinto Andar, Burger King, Natura, Oi e Kalunga.
Cópias de e-mails internos da Jovem Pan anexados por advogados da emissora no processo que move contra o Sleeping Giants mostram que somente o cancelamento dos anúncios da Toyota e da Caoa Chery levaram à perda de mais de R$ 837 mil em um único mês. Os documentos foram revelados por reportagem do site The Intercept Brasil.
A saída dos anunciantes tem acontecido em reação à campanha #DesmonetizaJovemPan, do Sleeping Giants, movimento dedicado a alertar empresas e consumidores sobre empresas acusadas de disseminar mensagens falsas e discursos de ódio.
Logo após a invasão de bolsonaristas aos prédios dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro, a Jovem Pan tornou-se alvo de inquérito aberto pelo MPF para investigar a disseminação de desinformação pela rede com potencial para incitar atos antidemocráticos. Na sequência, o grupo anunciou o afastamento de seu presidente, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.
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