Siga a folha

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Descrição de chapéu forças armadas

Deputado do PT busca assinaturas para projeto que muda artigo sobre Forças Armadas

Carlos Zarattini inclui exceção para papel de militares em ações de defesa civil

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) começou a recolher assinaturas na semana passada para a proposta de emenda constitucional que pretende apresentar modificando o artigo 142 da Constituição, que trata das atribuições das Forças Armadas.

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), autor de projeto que muda o artigo 142 das Forças Armadas - Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Ele desistiu de apresentar a emenda de forma conjunta com seu colega de bancada Alencar Santana (PT-SP), embora ambos tenham participado da redação. A ideia é, com isso, ter Santana como opção para ser relator da medida.

A proposta de Zarattini tem três pontos principais: a proibição de militares da ativa exercerem cargos civis, o fim das operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) na área de segurança pública e uma redação que exclua explicitamente a possibilidade de atuação política dos militares.

Hoje, o artigo é interpretado de forma distorcida por defensores do papel "moderador" das Forças Armadas, que supostamente autorizaria intervenção militar na política.

Zarattini fez uma concessão no texto, no entanto, permitindo que militares possam atuar em ações de defesa civil, como socorro a vítimas de desastres, por exemplo. Para que a emenda seja apresentada, é necessário recolher 171 assinaturas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas