Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Entidades pedem ao governo Lula diálogo sobre projetos do 'Pacote da Democracia'

Pacto pela Democracia reúne cerca de 200 organizações da sociedade civil

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Grupo que agrega cerca de 200 entidades, o Pacto pela Democracia pediu ao governo federal para que organizações da sociedade civil participem das discussões de projetos que alterem substancialmente o funcionamento de instituições.

Manifestantes golpistas durante ato em Brasília no dia 8 de janeiro - Pedro Ladeira/Folhapress

Foram enviados ofícios para os ministérios da Justiça, Casa Civil, Direitos Humanos e Advocacia Geral União, entre outros, solicitando a participação em debates que modifiquem instrumentos como a Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, o Marco Civil da Internet e a Lei Antiterrorismo.

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dito que pretende enviar em breve ao Congresso o chamado "Pacote da Democracia", consequência direta dos ataques de 8 de janeiro.

"O governo federal sinaliza para a maior abertura ao diálogo, inclusive com o decreto de participação social assinado recentemente pelo presidente. Por isso, entendemos que um projeto que afeta importantes instrumentos jurídicos como a Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, o Marco Civil da Internet e a Lei Antiterrorismo, além de propor outras inovações legislativas, deve ser elaborado com participação de entidades especializadas", disse Pedro Kelson, coordenador de articulação do Pacto pela Democracia.

Entre os temas discutidos estão a criação de uma Guarda Nacional, para cuidar dos prédios do governo em Brasília e mudanças na legislação para evitar a disseminação de desinformação e discurso do ódio.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas