Siga a folha

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Descrição de chapéu América Latina

Dirigentes do PSOL integram nova rede de jovens políticos de esquerda latino-americanos

Boulos e Juliano Medeiros, presidente do PSOL, estiveram no evento, que teve representantes do Chile, Bolívia, Colômbia e Uruguai

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Cerca de 30 líderes jovens da esquerda latino-americana se reuniram entre 7 e 9 de abril em Santiago, capital do Chile, para discutir o futuro do pensamento progressista na região. O encontro resultou na criação de um novo movimento, reunindo representantes de nove países, batizado de Rede Futuro.

Líderes da esquerda se reuniram em Santiago, no Chile - Divulgação

Do Brasil, participaram o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, e os deputado federais Guilherme Boulos (SP) e Célia Xakriabá (MG). Eles se juntaram a representantes de países como Chile, Bolívia, Colômbia e Uruguai. Medeiros fará parte da coordenação executiva da organização.

Sede do encontro, o Chile é uma espécie de centro da nova esquerda latino-americana, desde a eleição de Gabriel Boric, 37, no ano passado presidente do país.

"Repensar e reimaginar a esquerda à luz dos desafios atuais, sem dogmas e tantas declarações, mas sim com atos concretos, é fundamental para dar continuidade a um projeto político de mudança e transformação de nossos povos", declarou Boric em mensagem enviada ao encontro.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas