Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Copa do Mundo feminina

Deputado pede a Tarcísio ponto facultativo em dias de jogo da seleção feminina

Parlamentar do PL argumentou por "equidade de tratamento do esporte feminino"

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Porto Alegre

O deputado estadual Thiago Auricchio (PL) encaminhou ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) um ofício pedindo a instituição de ponto facultativo nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo feminina, que começou nesta quinta-feira (20) na Austrália e na Nova Zelândia.

O Brasil estreia na segunda-feira (24) às 8h contra o Panamá, volta a campo no sábado (29), às 7h, contra a França, e encerra a primeira fase contra a Jamaica em 2 agosto, quarta-feira, também às 7h.

Auricchio argumenta que o Governo de São Paulo deve adotar a mesma conduta realizada em dias de jogos da Seleção masculina "em nome da equidade de tratamento do esporte feminino".

Seleção Brasileira feminina treina em Gold Coast, na Austrália, antes da estreia contra o Panamá. - Thais Magalhães/CBF

Na Copa do Mundo masculina de 2022, todavia, não houve ponto facultativo em São Paulo, e sim redução de jornada e, nas quartas de final, cancelamento do expediente.

Nos jogos da primeira fase, o então governador Rodrigo Garcia (PSDB) decretou que as repartições públicas estaduais encerrassem o expediente duas horas antes dos jogos da primeira fase, que ocorreram às 16h (dois deles) e às 13h, e que as horas não trabalhadas fossem compensadas pelos servidores até 30 de abril de 2023.

O mesmo decreto regulou as atividades para Brasil e Coreia do Sul, que ocorreu em uma segunda-feira, às 16h. Somente nas quartas de final, entre Brasil e Croácia, que ocorreu ao meio-dia, o Governo de SP suspendeu o expediente por toda a sexta-feira, também com horas a serem compensadas.

Já o governo federal adotou ponto facultativo nos horários de jogo da Seleção Brasileira feminina. Os servidores públicos poderão se ausentar no horário dos jogos e retornar ao trabalho até duas horas depois do fim da partida. Em alguns estados, como Maranhão, Paraná e Pernambuco, também houve alterações nos expedientes.

Questionado pelo Painel, o Governo de SP ainda não respondeu se pretende adotar mudança do ponto.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas