Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro diz que buscará Senado se voltar a ficar elegível e abre caminho para Tarcísio

Aliados dos dois temem que eventual liberação do ex-presidente prejudique possível crescimento eleitoral do governador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Jair Bolsonaro (PL) tem enfatizado a aliados que mesmo que consiga reverter a decisão, não buscará novamente a Presidência e tentará vaga no Senado.

Um dos temores debatidos pelo grupo de aliados do ex-presidente e de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) é o de que a Justiça devolva a elegibilidade a Bolsonaro em meio a um processo de crescimento eleitoral do governador de São Paulo para 2026, que então poderia ser interrompido.

Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante formatura de oficiais da Polícia Militar, em São Paulo
Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante formatura de oficiais da Polícia Militar, em São Paulo - Zanone Fraissat-2.jun.2023/Folhapress

Nesse cenário, a depender do timing, Tarcísio poderia abrir mão de uma candidatura presidencial possivelmente promissora para um Bolsonaro enfraquecido após período de inelegibilidade, que então talvez perdesse para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou outro candidato do governo federal.

O grupo bolsonarista calcula que, com a sinalização de Bolsonaro de que não tem intenção de tentar reassumir a Presidência, os eleitores começarão a dar progressivamente mais atenção ao ex-ministro. A despeito do desentendimento público em relação à Reforma Tributária, Bolsonaro e Tarcísio têm declarado que consideram que o episódio está superado.

Como revelou o Painel, Bolsonaro traça o plano de ser líder de um grupo no Senado composto pelo seu círculo mais próximo de aliados. Os filhos Eduardo (SP) e Flávio (RJ) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (DF), todos do PL, fariam parte do núcleo, assim como senadores que já estão lá, como Damares Alves (Republicanos-DF), Jorge Seif (PL-SC) e Marcos Pontes (PL-SP).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.