Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Nunes escolhe Gilberto Natalini como novo secretário do clima de São Paulo

Ambientalista vai substituir Antonio Pinheiro Pedro, exonerado após dizer que planeta 'se salva sozinho'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vai anunciar Gilberto Natalini como novo secretário-executivo de Mudanças Climáticas da capital. Ele assume o posto no lugar de Antonio Fernando Pinheiro Pedro, exonerado após afirmar que o planeta "se salva sozinho" do aquecimento global e criticar o consenso científico em torno do tema.

Ex-vereador (cinco mandatos) e ex-secretário municipal do Verde, Natalini é uma liderança histórica respeitada entre ambientalistas. Com a escolha, Nunes busca aplacar o impacto negativo das declarações de Pinheiro Pedro. Natalini foi do PSDB e do PV, do qual se desfiliou em 2020.

Como vereador, uma das principais leis que aprovou foi a que obriga a prefeitura a usar água de reúso para lavagem de feiras, parques e ruas.

Gilberto Natalini, ex-vereador, que assumirá a secretaria-executiva do Clima de SP - Ronny Santos-26.jun.2023/Folhapress

Em 2017, durante a gestão João Doria, Natalini foi demitido após ter denunciado suposto esquema de obtenção irregular de certificados de compensação ambiental para o mercado da construção civil na cidade de São Paulo. À época, a gestão municipal afirmou que daria encaminhamento às denúncias.

Uma das missões de Natalini como secretário será a de aumentar mais a cobertura de vegetação do município, que passou de 48% para 54,13% entre 2020 e 2022.

Além de Natalini, Nunes vai oficializar três novos secretários: Luis Felipe Arellano, na Fazenda, Edsom Ortega, em Projetos Especiais, e Milton Vieira, na Habitação.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas