Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Tribunal tranca ação penal em que Cabral era acusado de receber propina

Acusação era de pagamentos ilegais pela Queiroz Galvão; MPF ainda pode recorrer

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

O TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) decidiu nesta quarta-feira (9) trancar a ação penal contra o ex-governador Sérgio Cabral sob acusação de recebimento de propina da empreiteira Queiroz Galvão.

Os juízes federais concordaram com a alegação da defesa do ex-governador de que a acusação se baseava apenas no depoimento de delatores e à interpretação dada por eles a planilhas e arquivos entregues ao Ministério Público Federal em acordo de colaboração premiada.

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, durante entrevista em seu apartamento em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 8.mar.2023 / Folhapress

A acusação foi feita no bojo da Operação Câmbio, Desligo, que mirou mais de 50 doleiros. A Procuradoria detalhou o caminho percorrido pelo dinheiro até a conta dos doleiros Renato e Marcelo Chebras, apontados como "laranjas" do ex-governador.

O encerramento da ação penal é mais uma da sequência de vitórias judiciais de Cabral desde o fim de 2021. Ainda cabe recurso da decisão.

O ex-governador atualmente responde a 34 ações penais relacionadas à Operação Lava Jato, com 18 condenações ainda válidas. As penas atuais somam 364 anos de prisão. Ele ficou seis anos preso preventivamente e foi solto no fim do ano passado.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas