Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Campeão de requerimentos de deputados, Dino tem de responder até sobre arara-azul

Ministro da Justiça é algo preferencial de parlamentares, a maioria da oposição

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Campeão de pedidos de convocação e requerimentos de informação da Câmara dos Deputados, o ministro Flávio Dino (Justiça) recebeu no último dia 20 de setembro uma demanda inusitada: dar explicações sobre o paradeiro de 29 araras-azuis que sumiram no Suriname.

Araras-azuis em cativeiro na Associação de Conservação dos Papagaios Ameaçados - Reprodução Facebook/Association for the Conservation of Threatened Parrots

O requerimento, de autoria do deputado Felipe Becari (União-SP), relata que as aves foram traficadas ao país vizinho e estavam prestes a serem repatriadas por autoridades brasileiras quando desapareceram de uma garagem onde estavam sendo guardadas.

"Mídias daquele país sugerem que o crime teria ocorrido por meio de um conluio entre máfias chinesas e membros do governo surinamês. Assim, faz-se imprescindível a manifestação do Ministério da Justiça para esclarecer ao povo brasileiro esta questão", diz o parlamentar.

Desde o início do governo Lula (PT), Dino já foi objeto de 70 requerimentos de convocação, 18 pedidos de informação, 6 moções de repúdio e 1 pedido de impeachment. Praticamente todos são de autoria de parlamentares de oposição.

A maior parte refere-se a temas como os ataques de 8 de Janeiro, medidas para conter o MST e declarações polêmicas do próprio Dino. Segundo deputados, o estilo debochado do ministro estimula os pedidos por parte da oposição.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas