Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Datafolha

Pesquisa Datafolha não sustenta que são-paulinos são mais brancos

Afirmação foi feita por assessora da ministra da Igualdade Racial no estádio do Morumbi; ela foi exonerada

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Pesquisa feita pelo Datafolha para medir o tamanho das torcidas no mês passado não permite concluir que a torcida são-paulina seja "branca".

A questão veio à tona após o Painel ter revelado que Marcelle Decothé, assessora da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fez postagens em uma rede social criticando a torcida do clube no estádio do Morumbi, na final da Copa do Brasil. Ela foi exonerada nesta terça-feira (26).

"Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade...", escreveu. Ela se referia aos torcedores presentes no estádio, um segmento elitizado, que não representa o perfil demográfico da população em geral.

Marcelle Decothé, chefe da assessoria da ministra Anielle Franco, critica torcida do São Paulo - Reprodução

De acordo com pesquisa publicada em 25 de agosto, 31% dos são-paulinos se declaram brancos, contra 30% da população em geral. A margem de erro é de sete pontos percentuais, o que não permite concluir se há diferença significativa neste segmento entre os torcedores do time e os brasileiros como um todo.

Também estão na margem de erro as proporções entre os pretos (16% de são-paulinos e 18% de brasileiros) e pardos (46% e 43%, respectivamente).

No caso dos flamenguistas, time da agora ex-assessora da ministra, são 22% de pretos, contra 18% no total dos brasileiros, diferença também na margem de erro, que nesse caso é de quatro pontos percentuais.

Por outro lado, há menos flamenguistas brancos, proporcionalmente, com relação ao total do país: são 21% do torcedores do time, contra 30% da população.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas