Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Ex-braço direito de Ramagem na Abin é nomeado coordenador na PF

Carlos Afonso Coelho atuou como assessor especial em secretaria do governo Jair Bolsonaro; ele é considerado de confiança da gestão Andrei Rodrigues

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, nomeou no início do mês para uma função de coordenação o ex-braço direito de Alexandre Ramagem, diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

O delegado Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho exercerá o cargo de coordenador do Comando de Aviação Operacional, ligado à Diretoria-Executiva da PF.

No governo Bolsonaro, ele chefiou o Centro de Inteligência Nacional (CIN), que chegou a ser apontado como uma espécie de "Abin Paralela".

Fachada da entrada da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), no Setor Policial Sul, em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

A portaria que confirma a nomeação é do dia 11 de outubro e foi assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.

Antes de ser diretor-adjunto da Abin de Ramagem, Coelho ocupou cargo de assessor especial na Secretaria de Governo da Presidência sob Jair Bolsonaro (PL).

Interlocutores dizem que Coelho é um nome de confiança de Rodrigues. Trabalhou com o atual diretor-geral na Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos).

Procurada, a Polícia Federal informou que o delegado "tem larga experiência profissional e é piloto formado pela Coordenação do Comando de Aviação Operacional".

Ainda segundo a PF, ele foi lotado na Coordenaçao entre 2006 e 2013, tendo exercido cargos de chefia no período.

A nomeação ocorreu alguns dias antes de a Polícia Federal deflagrar operação para investigar o uso irregular de um sistema secreto de monitoramento de geolocalização de celulares pela Abin durante o governo Bolsonaro.

O software teria sido utilizado contra jornalistas, políticos e adversários do presidente sobretudo na gestão de Ramagem à frente da Abin.

Procurado, o Ministério da Justiça não se manifestou.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas