Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Eleições 2024

Valdemar diz que autoriza Salles a sair do PL se Bolsonaro pedir

Manifestação foi feita um dia após ex-presidente ter desejado sucesso ao deputado federal na eleição para prefeito de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, diz que dará uma carta de autorização para o deputado federal Ricardo Salles (SP) se desfiliar do partido caso o ex-presidente Jair Bolsonaro peça.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto - Evaristo Sá/AFP

"Se o Bolsonaro quiser que eu dê a carta eu dou. Aqui o Bolsonaro não pede, ele manda", diz Valdemar.

A manifestação veio um dia após o ex-presidente ter dito em uma reunião da bancada ruralista no Congresso que tinha esperança no sucesso de Salles como candidato a prefeito de São Paulo no ano que vem.

O deputado, no entanto, precisaria buscar outra legenda, porque o PL tende a apoiar a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Para não correr o risco de perder o mandato, essa desfiliação teria que ser negociada com Valdemar.

O presidente do PL afirmou também que precisaria consultar o diretório do partido em São Paulo, mas deu a entender que um pedido de Bolsonaro seria fundamental para a anuência.

"Quem acertou com as candidaturas do Tarcísio [de Freitas] para o governo e com o Marcos Pontes para o Senado tem muita moral. Quem sou eu para discutir?", declarou.

Valdemar afirmou que nunca tratou do tema da candidatura Salles com Bolsonaro e que está à disposição para tratar do assunto. "Ele que manda, estou à disposição a hora que ele quiser", disse.

Ao mesmo tempo, o presidente do PL diz acreditar que Bolsonaro fez um aceno a Salles porque era um local em que o deputado estava entre amigos. "Ali era a praia dele", afirma.

Mas na realidade, diz Valdemar, Bolsonaro sabe que não é possível ganhar uma eleição em São Paulo com alguém tão identificado com a direita como o ex-ministro do Meio Ambiente.

"Eu acho que o Bolsonaro não indicaria o Salles porque ele é uma direita muito forte, isso atrapalha a candidatura. Sabemos que em São Paulo teremos dificuldade, e como o Bolsonaro é responsável, tenho certeza que não quer a vitória do [Guilherme] Boulos".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.