Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu jornalismo

Deputada quer que Bolsonaro se retrate por vídeo com fake news sobre seca

Ex-presidente publicou vídeo com informações falsas para criticar seca no Nordeste no governo Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada federal Dandara (PT-MG) encaminhou um ofício à AGU (Advocacia-Geral da União) pedindo que o órgão tome medidas para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se retrate pelo vídeo publicado em suas redes sociais com informações falsas sobre a seca no Nordeste no governo Lula (PT).

Conforme o Painel mostrou, o ex-presidente postou um vídeo que mostra um homem mergulhando em um canal em Barbalha (400 km de Fortaleza), no Ceará. Na legenda, diz que a gravação foi feita em março de 2022, durante o governo Bolsonaro, com intuito de mostrar abundância hídrica. No entanto, a filmagem foi realizada em maio de 2023, já na gestão petista.

No ofício, a deputada diz ser inadmissível um ex-presidente permanecer "criando, cotidianamente, instabilidades em território nacional mediante a propagação indiscriminada de fakenews que deveria ele – por já ter ele ocupado o posto de Chefe máximo do Poder Executivo Federal – diuturnamente combater."

Dandara também pede a condenação do ex-presidente por danos morais coletivos. "É inaceitável que um ex-presidente siga disseminando fake news, minando a estabilidade nacional e a democracia. O vídeo que mostra a falta d’água sequer é no trecho da transposição. A máquina de desinformação do bolsonarismo, mesmo após um ano da eleição, segue ativa", critica a parlamentar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.