Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Ex e atual diretores da Abin devem ficar cara a cara em comissão do Congresso

Luiz Fernando Corrêa participa de reunião fechada da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, que tem entre integrantes o deputado Delegado Ramagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O atual diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Luiz Fernando Corrêa, e deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-comandante do órgão, devem ficar frente a frente nesta quarta-feira (25) em reunião secreta que será realizada pela Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência.

Ex-presidente Jair Bolsonaro e então diretor da Abin, Alexandre Ramagem, em foto de 2020
Ex-presidente Jair Bolsonaro e então diretor da Abin, Alexandre Ramagem, em foto de 2020 - Marcos Corrêa/PR

Corrêa foi convidado pelo presidente do colegiado, deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), após a operação Última Milha, da Polícia Federal, que apura suspeita de que a Abin usou ilegalmente, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), a ferramenta First Mile contra jornalistas, políticos e adversários do ex-presidente.

Segundo a PF, a suspeita é que servidores da agência tenham usado o software de geolocalização para invadir "reiteradas vezes" a rede de telefonia e acessar os dados de localização dos alvos.

Ramagem dirigia a Abin no período em que teria ocorrido o suposto monitoramento irregular, embora não tenha sido alvo dos mandados cumpridos pela PF. O deputado é o nome preferido do ex-presidente para a disputa pela Prefeitura do Rio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.