Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu transporte público

Deputado quer estender a motoristas de apps vantagens de taxistas

Emenda de Kim Kataguiri (União-SP) permite que trabalhador de aplicativo possa trafegar em corredores de ônibus e faixas exclusivas

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O deputado Kim Kataguiri (União-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, apresentou emenda ao projeto de lei enviado pelo governo para regulamentar o trabalho de motoristas de aplicativos para estender a eles as mesmas vantagens que têm taxistas.

Pela proposta do Executivo, os trabalhadores de apps terão direito a INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), remuneração mínima, limitação da jornada de trabalho e possibilidade de associação sindical, entre outros pontos.

Presidente Lula (PT) e ministros Luiz Marinho e Carlos Lupi no anúncio do projeto que regulamenta trabalho de apps - Pedro Ladeira/Folhapress

A emenda de Kataguiri, se aprovada ou incluída no projeto, vai possibilitar ao motorista de app trafegar nos corredores de ônibus e outras faixas exclusivas, como os taxistas.

Também prevê isenção tributária na aquisição e propriedade de veículo sempre que a legislação tributária federal conceder aos taxistas o benefício, além da dispensa da obrigação de rodízio de veículos.

Na justificativa da emenda, o deputado afirma que os avanços tecnológicos provocaram mudanças no transporte de passageiros.

"Para melhorar as condições de trabalho dos motoristas de aplicativos e entregadores de alimentos, bem como atingir a satisfação do usuário, é imperioso igualar as vantagens que são asseguradas aos taxistas, como a possibilidade de trafegar em faixas exclusivas e dispensa de rodízio de veículos", afirma.

Kataguiri diz ainda que o tratamento tributário desigual entre os taxistas e trabalhadores de apps prejudica a competitividade dos serviços de transporte.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas