Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu São Paulo

Ex-número 2 em secretaria, Sabará deixa o governo Tarcísio e volta para a iniciativa privada

Ele ocupava a presidência do Conselho do Fundo Social; primeira-dama concentrará comando do órgão de assistência social

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Ex-secretário-executivo de Desenvolvimento Social, Filipe Sabará deixa nesta terça-feira (4) a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), após sair da presidência do Conselho do Fundo Social, comandado pela primeira-dama, Cristiane Freitas.

Com sua saída, o cargo será absorvido pela primeira-dama, Cristiane Freitas, que passa a comandar o órgão de assistência social sem a ajuda de um presidente do conselho.

No organograma do governo, o órgão de assistência social faz parte da Casa Civil, e tem orçamento previsto para este ano de R$ 80,8 milhões.

Filipe Sabará durante o debate presidencial na TV Bandeirantes com os então candidatos Lula e Jair Bolsonaro - Mathilde Missioneiro-16.out.2022/Folhapress

Sabará ocupou o cargo também em outra ocasião, em 2019, durante a gestão do ex-governador João Doria (sem partido), quando atuou ao lado da primeira-dama Bia Doria. Antes, ele integrou a equipe de Doria na prefeitura como secretário de Assistência Social.

Na ocasião, o cargo de presidente do conselho se equiparou ao papel da primeira-dama no órgão, o que foi mudado pela atual gestão. Depois de Sabará, o posto foi ocupado por Berenice Giannella que também foi secretária municipal de Assistência Social, assim como o antecessor.

Sabará voltou ao Fundo Social recentemente para ajudar a primeira-dama na transição.

Criado em 1968, o Fundo Social é presidido pelas primeiras-damas e direciona projetos sociais à população vulnerável no estado.

Primeira-dama Cristiane Freitas ao lado do marido, o governador Tarcísio de Freitas - Eduardo Knapp - 19.dez.23/Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas