Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Governo Lula greve Enem

Lula deve anunciar reforço de orçamento de universidades para tentar encerrar greve

Anúncio será feito na reunião que o presidente terá com reitores na próxima segunda-feira (10)

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O presidente Lula (PT) deve anunciar na próxima segunda-feira (10), durante reunião com reitores de universidades federais, aumento do orçamento de custeio das instituições e um reforço da verba para investimento em obras, em uma tentativa de encerrar a greve de professores, que já passa de 50 dias.

Estudantes e professores da Unifesp fazem protesto durante inauguração de trecho da Dutra pelo presidente Lula - Marlene Bergamo/ Folhapress

O assunto foi discutido em reunião nesta quinta-feira (6) entre integrantes da Executiva nacional do partido com o Ministério da Gestão. Segundo participantes, o encontro ajudou a convencer o PT de que não é possível atender à reivindicação dos professores de ter aumento salarial de 3,69% neste ano, além dos 9% em janeiro de 2025 e de 5,16% em 2026.

Em contrapartida, ficou acertado que o presidente deve anunciar na reunião os investimentos nas universidades, que estão entre as demandas dos grevistas.

A ideia é atender a essa pauta por não haver recursos para conceder reajuste salarial neste ano aos docentes —se isso ocorresse, outras categorias poderiam reivindicar o mesmo e reabrir negociações já fechadas.

Como mostrou a Folha, algumas universidades têm se queixado da falta de recursos para custeio. A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), por exemplo, só consegue funcionar até setembro, segundo a reitora da instituição, Raiane Assumpção.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas