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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Classe C opta por menos produtos, mas mantém consumo de supérfluos

Compra de sorvete, batata congelada e sobremesa pronta cresceram até 6%, diz consultoria

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São Paulo

No aperto, a classe C já leva menos produtos na sacola quando vai às compras, mas não abre mão dos supérfluos. Apesar da estagnação do consumo, a compra de sorvete, leite fermentado, batata congelada, azeite e sobremesa pronta cresceu até 6% em 12 meses, diz a consultoria Kantar, que analisou dados no início deste ano.

“Em cenário de crise e endividamento, a expectativa era que saíssem da cesta produtos mais caros. Isso costumava acontecer com categorias flutuantes por volta de 2010”, diz Giovanna Fisher, diretora na consultoria.

Consumidor escolhe laticínio em supermercado; sorvetes não saíram da lista da classe C - Avener Prado/Folhapress

Itens menos básicos se consolidaram nos hábitos da população durante a ascensão da classe média na primeira década dos anos 2000, explica a consultoria.

Do outro lado, os produtos mais riscados do orçamento da classe C foram bebidas à base de soja, óleos mistos ou de arroz, cloro e tintura para cabelo.

“É que o paladar não retrocede”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, especialista na classe C. Mas as marcas líderes, segundo ele, têm um cenário de competição mais duro. “Mudou a oferta de marcas. Hoje, as opções alternativas elevaram muito a qualidade. E o consumidor está com menos apego ao status”, diz.

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