Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Projeto de monotrilho para aeroporto de Guarulhos deve propôr linha circular

Início das obras era esperado para setembro deste ano

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Próximo trem O tão esperado monotrilho que vai ligar a estação Aeroporto da CPTM aos terminais de Cumbica provocou correria no setor de infraestrutura nesta semana. Informações desencontradas sobre um suposto prazo para a entrega das propostas confundiram as empresas interessadas no projeto. Circulou no mercado e no governo que o dia 23 seria a data final. Depois mudou para o dia 30. A solução de engenharia mais recomendada é uma linha circular, em vez de bate-volta. 

Plataforma Procurada, a concessionária de Guarulhos não comenta. A seleção da tecnologia será feita pela concessionária do aeroporto, que ficará responsável pelo empreendimento em troca de um reequilíbrio econômico no contrato, a ser feito pela Anac com autorização do Ministério da Infraestrutura e do TCU. 

Passageiro A construção foi anunciada em maio pelos governos federal e do estado de SP e a concessionária GRU Airport, com a promessa de que a ligação estaria pronta até maio de 2021. Na ocasião, a estimativa era a de que as obras começariam em setembro deste ano, cronograma que não foi cumprido.
 

Estação De acordo com a Anac, nunca houve um prazo formal e as datas de setembro e dezembro eram somente estimativas. 

Decolagem O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, afirma que o processo nunca parou, só foi postergado para abranger uma diversidade muito grande de interessados, com propostas japonesas, coreanas, brasileiras, chinesas, americanas e europeias. 

Aterrissagem “Eles estão finalizando esse processo nas próximas semanas. Está caminhando e, do nosso lado, do governo federal,  estamos intermediando com Anac, TCU, Gru Airport, CPTM e governo de São Paulo”, diz Glanzman.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

Maioria dos contratos de saneamento não possui metas, diz estudo 

Fluxo de clientes em lojas deve cair no Natal, prevê pesquisa 

Só 30% das principais empresas na Bolsa tem plano de descarbonização 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas