Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Volta da previsibilidade econômica está lenta, diz presidente da SulAmérica

Para Gabriel Portella, desemprego ainda será desafio em 2020

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Bola de cristal A volta da previsibilidade econômica está mais lenta do que o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, diz que gostaria. Mas alcançá-la de forma democrática leva tempo, pondera o executivo. No fechamento de 2019, Portella relembra o fim do ano passado como um período marcado pelo ufanismo, movimento do qual a empresa ficou independente, segundo ele. “O empresário quer é previsibilidade. Se a gente vê que a economia vai crescer, pode elevar investimento”, diz.

Calendário Para Portella, os desafios macroeconômicos no próximo ano serão o elevado volume de desempregados e o patamar de juros baixos. 

Maré “A gente tem convivido muito com a alta taxa de desemprego, que afeta a vida coletiva e o setor de saúde”, afirma o executivo.  

Cenário Grande parte dos resultados financeiros da SulAmerica, diz o presidente da empresa, vem de investimentos das reservas de segurados. Com a queda da taxa básica de juros, segundo ele, a companhia compensa as perdas com mudanças operacionais.

Corrente Neste ano, a empresa lançou acordos regionais, como uma parceria com a Dr. Consulta em São Paulo.  

Planejamento Em agosto, a alemã Allianz comprou a operação de seguros de automóveis e de produtos residenciais e empresariais da Sulamerica por R$ 3 bilhões. “A determinação dos acionistas é reinvestir esse dinheiro na companhia”, afirma Portella.

Gabriel Portella, presidente da SulAmérica - Ze Carlos Barretta/Folhapress

PROSA

“Quando, no final do ano passado, houve ufanismo no Brasil, a gente disse não. Independentemente do ritmo do país, está muito nas nossas mãos

Gabriel Portella
presidente da SulAmerica


A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:  

Apesar de atraso em leilão, 5G mantém desenvolvimento de tecnologia

Kylie Minogue faz campanha por turismo abalado com brexit na Austrália

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas