Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Venda fraca em dezembro reacende disputa entre associações de lojas de shopping

IBGE indicou queda de 0,1% no varejo no mês do Natal

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Segundo round A queda de 0,1% do varejo em dezembro divulgada nesta quarta pelo IBGE  atiçou a disputa iniciada no Natal entre duas associações de lojistas. A Ablos, jovem grupo de lojas pequenas de shoppings que resolveu duvidar do crescimento de 9,5% nas vendas anunciado pela tradicional Alshop no fim do ano, diz ter provado que seu questionamento estava certo e agora abre nova batalha. Tito Bessa, da Ablos, diz que agora vai combater o benefício dado pelos shoppings a grandes lojas.

Vizinhança Bessa diz que a principal batalha das lojas associadas à sua Ablos são os custos de ocupação cobrados pelos shoppings. Segundo ele, as grandes lojas âncora são beneficiadas pelos empreendimentos com condições mais favoráveis de pagamento.

Vitrine “Nossa luta é para que haja uma equalização do custo de ocupação nos shoppings, para que nos ofereçam a mesma condição dada às lojas âncora, que têm custo até cinco vezes menor que o nosso”, afirma Bessa.

Sacola O presidente da Ablos diz que aluguel, condomínio, fundo de promoção e outras condições são mais pesadas para as redes de menor porte que sua entidade representa. “No prédio residencial, a divisão é proporcional. Por que no shopping tem que ser diferente?”, diz Bessa.  

Papai Noel Entre as associadas da Ablos estão redes como Jogê, SideWalk, TNG, Khelf, Gregory e outras. A maior parte se manifestou após o Natal para rejeitar o crescimento de quase dois dígitos nas vendas anunciado pela Alshop. 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo 

Passagem aérea sobe até 90% no Carnaval, diz empresa 

Enchente desfalcou cardápio de restaurante 

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas