Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Na Justiça, Ambev tenta anular multa do Procon por produto da Pepsi

Órgão de defesa do consumidor questiona quantidade de suco de fruta no rótula da H2OH!

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Em meio ao debate sobre a transparência das informações nutricionais exigidas pela Anvisa nos rótulos dos alimentos, a Ambev tenta na Justiça anular uma multa de mais de R$ 3 milhões que recebeu do Procon-SP em 2018.

A punição foi aplicada por causa de uma dúvida sobre a verdadeira porcentagem de suco de fruta contida na H2OH!, uma bebida que é fabricada pela PepsiCo, mas quem envasa e distribui é a Ambev.

Ambev entrou com ação na Justiça para anular multa que recebeu do Procon-SP - Renato Stockler/Folha Imagem

O problema é o tamanho da vírgula que aparece no rótulo indicando os 3,1% de suco em uma das bebidas. Para o Procon, a vírgula é tão pequena que pode induzir o consumidor a achar que tem 31%.

Procurado pela coluna, o Procon-SP afirma que não pretende atender a Ambev porque quem integra a cadeia de fornecimento tem responsabilidade solidária e objetiva. PepsiCo e Ambev não comentam processos em andamento.

O caso faz lembrar o barulho provocado pela H2OH! quando foi lançada no Brasil há mais de uma década. Na época, a bebida virou alvo de ações pedindo proibição das vendas porque tem um nome que remete a água.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas