Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Nova lei sobre fios de postes da capital paulista pode levar tensão ao setor

Pela lei municipal, distribuidora de energia deve retirar fios inutilizados

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Enquanto o projeto do enterramento dos fios de energia e telefonia caminha a passos lentos na capital paulista, a prefeitura promulgou uma nova lei sobre os postes da cidade nesta semana.

Entre as determinações, os fios inutilizados deverão ser retirados pela distribuidora de energia, que aparece como a maior responsável por manter a ordem geral nos postes.

A Enel, porém, relembra que a distribuição de energia elétrica é uma concessão federal e já existe uma resolução das agências de energia (Aneel) e telecomunicações (Anatel) sobre o assunto. ​

Para a companhia, a resolução deixa claro que cabe às prestadoras de telecomunicações, e não às distribuidoras de energia, regularizar suas eventuais ocupações desordenadas dos postes.

Procurada pela coluna, a prefeitura diz que "a lei disciplina a competência municipal relativa ao uso do solo e subsolo urbanos" e que Aneel e Anatel regulamentam outra competência.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas