Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Nova Lei de Licitações obriga órgãos de controle a seguir orientação do TCU

Medida foi aprovada pelo Senado na quinta-feira (10)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Aprovada pelo Senado, a nova Lei de Licitações prevê que súmulas editadas pelo Tribunal de Contas da União deverão ser respeitadas por outros órgãos de controle. Para Valdir Simão, do escritório Warde Advogados, a medida pode reduzir a insegurança criada por ações de fiscalização contraditórias.

O advogado Sebastião Tojal acha que haverá conflitos se o Ministério Público e a Controladoria-Geral da União forem obrigadas a seguir orientações do TCU também. “A obrigação faz sentido se for aplicada internamente pelo tribunal, mas não se invadir atribuições de órgãos independentes”, afirma.

Vista externa do prédio do Tribunal de Contas da União - Leopoldo Silva/Agência Senado

*

Prancheta O Ministério da Economia criou grupo de inteligência formado por membros da Receita e da Secretaria de Comércio Exterior para estudar infrações às normas do comércio internacionais e propor medidas para coibi-las. As reuniões deverão ocorrer a cada dois meses.

*

Na fila Ficou para 2021 o debate sobre a proposta de autorregulação que obriga escritórios de advocacia a denunciar clientes envolvidos com atividades suspeitas de lavagem de dinheiro. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil retirou o assunto da pauta de discussão da última reunião do ano, nesta segunda (14).

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar o acesso gratuito de qualquer ​link para até cinco pessoas por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas