Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Justiça de SP rejeita recurso do setor de saúde contra ajuste fiscal

Associações de itens hospitalares brigam contra fim do benefício no ICMS

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Justiça recusou um recurso de associações de itens hospitalares que tentam alegar inconstitucionalidade no reajuste de ICMS ao setor de saúde. A decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo saiu na noite de sexta (8). O setor diz que vai recorrer.

Associações como a Abimed, que representa a indústria de alta tecnologia de equipamentos médicos, e a Abraidi, de importadores e distribuidores de produtos para saúde, entraram com dois mandados de segurança contra artigos da lei e dos decretos que põem fim ao benefício fiscal a subsetores da saúde.

As duas ações foram indeferidas. A Justiça alegou que não foi verificado impacto que justificasse o deferimento da liminar.

O setor tem judicializado a questão: já ingressaram com ações os hospitais privados, as associações de equipamentos de hospitais e a indústria farmacêutica.

Bruno Boldrin Bezerra, diretor-executivo da Abraidi, considera o ajuste incoerente para a saúde diante da pandemia. O fim do benefício incidirá sobre equipamentos como respiradores, macas e itens de proteção individual. A isenção ao setor dura duas décadas.

Na semana passada, o governo estadual excluiu do pacote reajuste genéricos e alimentos. O governo estima arrecadar cerca de R$ 7 bilhões com o fim do benefício a diversos setores da economia. Um comitê de secretários tem recebido demandas setoriais inconformadas com a tributação.

Paula Soprana (interina), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas