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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Após piora da pandemia, supermercados de SP tentam reduzir limite de clientes nas lojas

Associação dos varejistas definiu novos padrões de segurança para conter a doença

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São Paulo

Preocupados com a piora da pandemia, supermercados reunidos na Apas (associação do setor em SP) criaram novos protocolos para tentar elevar a segurança dos consumidores nas compras. A entidade começou a distribuir as novas orientações aos varejistas nesta semana.

Para evitar aglomeração, a partir de agora, passou a recomendar que o acesso às lojas seja controlado com o limite máximo de um cliente a cada 15 metros quadrados. Antes, era um cliente a cada 12 m².

Segundo a Apas, que reúne redes como Carrefour, Pão de Açúcar e Grupo Big, os varejistas também devem disponibilizar um funcionário para orientar os clientes sobre o uso correto de máscaras durante as compras e oferecer álcool em gel.

A entidade também pede que os estabelecimentos reforcem as dicas de segurança aos clientes, como a orientação para que as compras sejam feitas por apenas uma pessoa da família, com exceção de casos especiais que necessitam de acompanhantes.

A Apas afirma que os protocolos de segurança do setor de supermercados já foram atualizados oito vezes desde o início da pandemia e novas medidas ainda podem ser adotadas.

Os​ padrões de segurança são apenas uma recomendação. Segundo a Apas, "há um canal destinado aos associados para esclarecer dúvidas e resolver problemas em relação às orientações". Não há punição para os estabelecimentos que descumprirem. Também não foi criado um canal para os consumidores denunciarem os supermercados que não respeitarem.

com Filipe Oliveira e Andressa Motter

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