Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Em meio a crise hídrica, Rodrigo Pacheco critica gestor do sistema elétrico

Para senador, medida escolhida para conter problema de energia compromete economia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Em meio ao avanço da crise hídrica no setor elétrico, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, resolveu marcar sua posição sobre as medidas que devem comprometer o nível de reservatórios como a represa de Furnas, em seu estado. Criticou o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), órgão que faz a gestão do sistema no país, e depois foi às redes sociais para se manifestar.

Para o senador, o ONS "se apoderou das águas brasileiras para um propósito único de geração de energia", o que ele considera uma política energética sem criatividade e sem planos de longo prazo, reduzindo os níveis de água e sacrificando atividades como abastecimento, turismo, navegação, piscicultura, agropecuária e meio ambiente.

Em reunião extraordinária do CMSE (comitê responsável pelo monitoramento do setor elétrico) nesta quinta (27) ficou decidido que é preciso priorizar o uso da água para garantir a geração de energia em usinas estratégicas do Sudeste e do Centro-Oeste.

A recomendação é que se retenha mais água em um grupo de usinas que inclui Furnas, em Minas Gerais, além de Ilha Solteira, Três Irmãos e outras. A medida reduz o volume dos rios, e tende a limitar a pesca, interromper o transporte fluvial e pode afetar a captação de água para irrigação e consumo humano.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas