Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Lei antiaborto do Texas pode provocar boicote de compras públicas

Conselho Municipal de Portland define se vai vetar compras de produtos, serviços e viagens do estado

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Conselho Municipal de Portland, no estado americano do Oregon, vota na quarta-feira (8) uma resolução emergencial prevendo boicote de compras públicas de produtos e serviços do Texas.

A medida é uma resposta ao endurecimento das leis sobre aborto no estado. Viagens a trabalho de servidores municipais também podem ser canceladas.

Mulheres vestidas com roupas em referência à série 'The Handmaid's Tale' protestam contra projeto de lei antiaborto do lado de fora da sede do Legislativo do Texas, em Austin - Sergio Flores - 29.mai.21/Getty Images/AFP

Segundo a prefeitura de Portland, a viabilidade jurídica do boicote está sendo avaliada e ele teria efeito até o estado do Texas revogar suas leis ou elas serem derrubadas pela Justiça.

Na última semana, entrou em vigor no Texas uma das leis antiaborto mais restritivas dos Estados Unidos, banindo o procedimento após a sexta semana de gravidez.

Com Mariana Grazini, Andressa Motter e Filipe Oliveira

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas