Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Farmácias que venderam autoteste de Covid sem registro retiram produto da prateleira

Drogarias Pacheco, São Paulo e Raia Drogasil começam a remover mercadoria após determinação da Anvisa

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Farmácias começam a recolher das prateleiras os autotestes para Covid-19 que foram colocados à venda antes do registro dos produtos na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A etapa é obrigatória para a comercialização.

Nesta segunda-feira (31), a agência reguladora determinou a remoção dos exames em unidades das Drogarias Pacheco, Drogaria São Paulo e Raia Drogasil de todo o país.

Procurado pelo Painel S.A., o Grupo DPSP, dono das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, afirma que já retirou o produto das prateleiras. A Raia Drogasil diz que vai interromper a comercialização.

Autotestes de Covid produzidos por empresa na França - Damien Meyer/AFP

O uso do autoteste no Brasil foi autorizado na última sexta (28), mas os produtos precisam ter registro na agência antes de serem vendidos em farmácias e drogarias.

Segundo a Anvisa, na última quarta-feira (26), já havia sido publicada outra resolução determinando que a Drogaria Pague Menos suspendesse a comercialização dos autotestes.

Procurada pelo Painel S.A., a agência diz que as empresas que comercializam produtos sem registros cometem infração sanitária, que é apurada em processo administrativo. As penalidades aplicáveis são advertência, apreensão e inutilização, interdição e multa.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas