Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Ford promete repassar corte de 25% no IPI para o preço de todos os veículos

Governo anunciou benefício para a indústria na semana passada

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Ford afirma que vai repassar integralmente para todos os veículos da marca no Brasil a redução de 25% no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) determinada pelo governo na semana passada.

O gesto da empresa é esperado das demais montadoras e também de outros setores, que usaram o argumento do alívio na inflação para pressionar o governo a ceder o benefício. Mas a indústria, de modo geral, tem se queixado da dificuldade de recuperar no preço o aumento dos custos das commodities.

Ainda não está claro qual será a capacidade e a disposição dos diferentes setores em se comprometer com o repasse do corte.

A redução é uma demanda antiga dos empresários e foi pedida pela chamada Coalizão Indústria em diversas reuniões com o ministro da Economia, Paulo Guedes, nos últimos meses. Da coalizão fazem parte representantes de mais de dez setores, como siderurgia, calçados, têxteis, plásticos e outros.

No setor automotivo, a expectativa é a de que o reflexo do corte no IPI tenha um impacto maior nos modelos mais caros, enquanto no segmento de entrada, os descontos devem ficar, em geral, abaixo de R$ 1.000, segundo analistas da área.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas