Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Disposição da indústria para lançar produtos reage em março
Retomada de eventos e inflação pode influenciar movimento
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A disposição da indústria para colocar novos produtos no mercado, que tem sofrido altos e baixos desde o início da pandemia, deu um sinal de recuperação em março, com crescimento de 29% em relação ao mês anterior, segundo o índice Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil.
O número pode sinalizar uma tendência de aumento no registro de novos códigos de barras, mas ainda não deve ser lido como um movimento consolidado, segundo Marina Pereira, gerente de pesquisa e desenvolvimento da GS1.
No acumulado em 12 meses, ainda prevalece uma queda de 7% em relação ao período anterior.
Pereira afirma que se trata de um crescimento com cautela.
Uma parte mais otimista desse impulso pode ser atribuída ao reaquecimento dos eventos sociais para as datas comemorativas, como o Dia das Mães, que costuma estimular a apresentação de produtos novos.
Por outro lado, os números também podem estar refletindo uma preparação da indústria para atender um consumidor mais retraído pela inflação, porque os momentos de aperto no bolso do cliente costumam exigir dos fabricantes uma oferta de embalagens menores com preços mais acessíveis.
Joana Cunha com Andressa Motter
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